Aumentar o consumo de alimentos integrais contribui para inúmeros benefícios à saúde. Mas você sabe o que é esse tipo de alimento? Os alimentos integrais são compostos por grãos e cereais que não passam por processamentos industriais de refinação, assim, sendo preservados todos os seus componentes.
Nos alimentos que passam pelo refinamento e processamento, geralmente o farelo e o gérmen são reduzidos ou até mesmo eliminados. Essas partes do grão são fundamentais para a saúde, visto que são compostas por vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.
Por isso, por manter a qualidade nutricional do grão, os alimentos integrais fornecem ao organismo fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, manganês, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes.
Benefícios
Os grãos integrais são essenciais para o organismo, uma vez que são supernutritivos. Optar pela inserção de alimentos integrais na dieta ajuda a prevenir e diminuir o risco para diversos tipos de doenças, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Além disso, os integrais contribuem para:
- reduzir o colesterol e triglicerídeos;
- controlar o açúcar no sangue;
- melhorar o funcionamento do intestino;
- controle do peso;
- enriquecer nutricionalmente a alimentação;
- aumento da saciedade;
- preservação da saúde bucal.
Apesar de serem benéficos para a saúde, é preciso, no entanto, estar atento aos exageros. Assim como os refinados, os integrais também são calóricos. Desse modo, o ideal é não ter uma ingestão excessiva, e buscar o auxílio de um nutricionista para traçar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades é uma excelente alternativa.
Tipos de alimentos integrais
Os integrais podem ser encontrados em grandes variedades. Alguns alimentos considerados integrais são:
- centeio
- cevada
- quinoa
- chia
- linhaça
- granola
- arroz integral
- massa integral
- pães integrais
- farinha de milho
- farinha de aveia
- farelo de trigo e aveia
Ao buscar por um alimento integral, é importante sempre conferir o rótulo. Nos rótulos dos alimentos você verifica todos os ingredientes do produto de forma decrescente, que indica quais nutrientes, vitaminas e minerais possuem maior quantidade no alimento.
Foto: Freepik
LEIA MAIS
Anvisa: alimentos integrais terão novas regras a partir de 2022
Alimentos in natura: a base para uma alimentação saudável
Por que evitar o consumo de alimentos ultraprocessados?