Alimentos integrais: conheça os benefícios para a saúde

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Aumentar o consumo de alimentos integrais contribui para inúmeros benefícios à saúde. Mas você sabe o que é esse tipo de alimento? Os alimentos integrais são compostos por grãos e cereais que não passam por processamentos industriais de refinação, assim, sendo preservados todos os seus componentes.

Nos alimentos que passam pelo refinamento e processamento, geralmente o farelo e o gérmen são reduzidos ou até mesmo eliminados. Essas partes do grão são fundamentais para a saúde, visto que são compostas por vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. 

Por isso, por manter a qualidade nutricional do grão, os alimentos integrais fornecem ao organismo fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, manganês, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes.

Benefícios

Os grãos integrais são essenciais para o organismo, uma vez que são supernutritivos. Optar pela inserção de alimentos integrais na dieta ajuda a prevenir e diminuir o risco para diversos tipos de doenças, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Além disso, os integrais contribuem para:

  • reduzir o colesterol e triglicerídeos;
  • controlar o açúcar no sangue;
  • melhorar o funcionamento do intestino;
  • controle do peso;
  • enriquecer nutricionalmente a alimentação;
  • aumento da saciedade;
  • preservação da saúde bucal.

Apesar de serem benéficos para a saúde, é preciso, no entanto, estar atento aos exageros. Assim como os refinados, os integrais também  são calóricos. Desse modo, o ideal é não ter uma ingestão excessiva, e buscar o auxílio de um nutricionista para traçar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades é uma excelente alternativa. 

Tipos de alimentos integrais

Os integrais podem ser encontrados em grandes variedades. Alguns alimentos considerados integrais são:

  • centeio 
  • cevada 
  • quinoa 
  • chia 
  • linhaça
  • granola
  • arroz integral
  • massa integral 
  • pães integrais 
  • farinha de milho 
  • farinha de aveia 
  • farelo de trigo e aveia 

Ao buscar por um alimento integral, é importante sempre conferir o rótulo. Nos rótulos dos alimentos você verifica todos os ingredientes do produto de forma decrescente, que indica quais nutrientes, vitaminas e minerais possuem maior quantidade no alimento. 


Foto: Freepik


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