6 temperos naturais para reduzir o consumo de sal

0
232

O sal, tempero muito usado na culinária, pode ser um grande vilão para a saúde. Isso porque, quando utilizado de forma exagerada, ele aumenta o risco para doenças como hipertensão, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares, insuficiência renal, entre outros.

O consumo diário de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 5 gramas para pessoas adultas. Porém, a ingestão de sal pela população das Américas é três vezes maior do que o recomendado, com o consumo entre 8,5 a 15 gramas por dia.

Por isso, para reduzir a quantidade de sal no preparo de suas refeições sem perder o sabor, separamos algumas dicas de temperos naturais para você utilizar:

Alho

O alho é um tempero muito versátil, que pode ser utilizado em diversos pratos. Além de deixar a comida mais saborosa, ele ajuda na redução do colesterol, controle da pressão sanguínea, protege o coração, bem como ajuda a proteger o organismo combatendo fungos e bactérias. 

Cebola

Assim como o alho, a cebola é muito utilizada como tempero para o preparo de refeições. Esse vegetal muito popular possui inúmeros benefícios para a saúde. 

Ele possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes, assim, ajuda a combater gripes e resfriados, protege o coração, diminui o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides, por exemplo. Além disso, a cebola auxilia no emagrecimento, ajuda a regular o açúcar no sangue e previne o envelhecimento precoce.

Salsinha

A salsinha, também conhecida como  salsa ou cheiro-verde, é uma planta que, além de ser um ótimo tempero usado na salada, carne e lentilhas, por exemplo, é rica em vitaminas A, C, E, do complexo B e antioxidantes, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, atua como anti-inflamatório, além de  auxiliar na saúde dos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.  Também ajuda a prevenir o inchaço, combatendo pedras no rins e infecção urinária.

O tempero ainda é rico em ferro, ajudando a prevenir a anemia, além de conter ácido fólico em suas propriedades, que contribui para o bom funcionamento do cérebro. 

Manjericão

O manjericão é uma erva muito utilizada em saladas, molhos, massas, sopas e refogados. No entanto, além de ser um ótimo tempero, ele proporciona inumeros benefícios para o organismo, uma vez que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, previne a hipertensão arterial e melhora a saúde bucal. Além disso, a planta também ajuda no tratamento de gripes e resfriados, contribui para a ansiedade e insônia e melhora a digestão.

Coentro

Para quem gosta de utilizar essa erva no preparo de refeições, o coentro pode proporcionar muitos benefícios para a saúde. Ele é rico em polifenóis, fitoquímicos e carotenoides, melhora a digestão e previne flatulências. 

Além de ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B, ele é rico em magnésio, que contribui para o sistema nervoso central e fortalecimento dos ossos. Também ajuda a reduzir o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.  

Gengibre

Muito utilizado na preparação de sucos, o gengibre é um grande aliado da saúde. Ele possui propriedades digestivas, que ajudam no combate à má digestão, enjôo e vômitos, além de ter ações diuréticas, antitrombóticas, antidepressivas, antissépticas. Além disso, o gengibre age como um estimulante para a circulação sistêmica,  auxilia na queima de gordura por acelerar o metabolismo e ajuda no controle do diabetes.


Foto: Pexels


LEIA MAIS
5 motivos para você diminuir o sal
Redução de sódio nos alimentos: Opas lança novas metas para prevenir doenças cardiovasculares

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here