Conheça 7 benefícios do mel para a saúde

0
231

O mel é produzido a partir do néctar de flores recolhidos pelas abelhas que processam em suas enzimas digestivas. É um alimento que possui inúmeras propriedades nutritivas e terapêuticas. 

Os benefícios do mel para a saúde são inúmeros, ele contribui para a diminuição da pressão sanguínea, alivia dores de garganta e tosse e combate infecções causadas por fungos, vírus e bactérias, entre outros. 

O alimento é fonte de vitaminas e minerais como magnésio, ferro, manganês, fósforo, cálcio, potássio, sódio, cobalto, cobre e zinco. Além disso, contém flavonoides, que são compostos que atuam como antioxidantes no organismo.

O mel ainda é uma ótima fonte de energia por ser rico em carboidratos e açúcares (glicose e frutose). No entanto, ao ser utilizado como um adoçante natural, é preciso ter cautela quanto ao seu consumo. Isso porque ele é um alimento muito calórico. 

Confira abaixo alguns dos principais benefícios do mel para a saúde do organismo:

Fortalece a imunidade

Por conter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o mel auxilia nas defesas do nosso organismo. Manter o sistema imune fortalecido é fundamental para que nosso corpo combata agentes infecciosos, diminuindo o risco para diversas condições, como infarto e derrames, além de auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de rim. Essas propriedades também atuam como um antisséptico natural, uma vez que ajudam na cicatrização de feridas, deixando-as limpas e livres de infecções. 

Saúde do coração

As propriedades antioxidantes do mel podem trazer inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, visto que sua ação aumenta o fluxo sanguíneo para o coração e reduz a formação de coágulos, o que contribui para a diminuição dos riscos de hipertensão – condição que está associada a inúmeras doenças do coração.

Saúde gastrointestinal

Por ser um prebiótico, o mel nutre as bactérias boas que vivem no intestino, o que contribui para manter uma boa digestão e para a saúde em geral. Além disso, ele é eficaz no tratamento de condições como úlcera e diarreia.

Saúde da pele

Rico em antioxidantes como os ácidos fenólicos, flavonoides e os carotenoides, o mel também é um grande aliado para a saúde da pele. Esses ácidos contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce, deixando a pele mais saudável. 

Melhora o estresse e a ansiedade

Por ser fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o mel atua como um estimulante para a produção de serotonina, mais conhecida como o hormônio da felicidade, do bem-estar e do prazer. Esse hormônio é responsável por diminuir os níveis de estresse e ansiedade no organismo, melhorando a sensação de bem-estar.

Auxilia nos sintomas de gripes e resfriados

A ação antimicrobiana do mel é capaz de reduzir inflamações e inchaços na garganta e nos pulmões, condições comumente associadas a gripes e resfriados. Duas colheres de chá de mel antes de dormir, por exemplo, é capaz de aliviar as dores de garganta e a tosse, sendo tão eficaz quanto xaropes. 

Combate a obesidade

As propriedades nutritivas do mel auxiliam no controle de açúcar e gordura no sangue, o que faz com que o organismo tenha uma redução no estado inflamatório, auxiliando na manutenção do peso. 


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Espinafre: conheça os benefícios desse superalimento para a saúde
6 temperos naturais para reduzir o consumo de sal

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here