PANCs: conheça os benefícios das plantas alimentícias

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Plantas Alimentícias Não Convencionais, mais conhecidas por PANCs, como o próprio nome já diz, são plantas comestíveis pouco conhecidas na alimentação diária, sendo mais presentes na culinária de regiões muito específicas. 

No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 10 mil espécies de plantas comestíveis. Por serem pouco conhecidas na culinária, as PANCs são muito confundidas com ervas daninhas. Porém, são alimentos naturais de fácil cultivo e acesso, livres de agrotóxicos e fontes de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes benéficos para a saúde do nosso corpo. Além disso, o consumo desse tipo de alimento é capaz de prevenir doenças como câncer, infarto e diabetes.

Mas você deve estar se perguntando: como saber que uma planta é realmente uma PANC? Apesar de serem mais comuns do que você imagina, para identificar uma planta comestível, é preciso pesquisar e estudar sobre o tipo de planta, como reconhecer suas características e até mesmo seu nome científico. 

As PANCs são folhas, raízes, frutas, flores, sementes e vegetais. Abaixo, separamos algumas plantas comestíveis e seus principais benefícios:

Peixinho da horta

O peixinho da horta é uma planta rica em antioxidantes e fibras. Os antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico do nosso organismo, o que evita o envelhecimento precoce, além de prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Já as fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é fonte de vitaminas como a A e a K, inulina, fitoesterois, aminoácidos, além de ser rico em antioxidantes e minerais como o ferro e o zinco. Essas propriedades possuem uma diversidade de benefícios para o organismo, ajudando na coagulação sanguínea, na saúde dos ossos, prevenindo doenças do coração e do fígado, além de prevenir o câncer e controlar o diabetes.

Taioba

A taioba é uma PANC rica em nutrientes, minerais e vitaminas. Fonte de cálcio e fósforo, essa planta possui entre seus maiores benefícios a prevenção de problemas ósseos como a osteoporose. Ela também é rica nas vitaminas A e C, antioxidantes, zinco e potássio, que auxiliam no fortalecimento dos sistemas imunológico e muscular. Além do mais, a taioba é uma ótima fonte de fibras e ferro, o que contribui para o funcionamento gastrointestinal e para o tratamento de anemias, respectivamente. 

Araçá

O fruto araçá possui propriedades antimicrobianas, ajudando no combate a gripes, resfriados e infecções. Com grandes quantidades de vitamina C e antioxidantes, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Já as fibras presentes no araçá ajudam a evitar prisão de ventre e a controlar a fome. Além disso, a fruta é baixa em calorias e gorduras, podendo ser consumidas durante dietas para perda de peso.

Ora-pro-nóbis

De alto valor proteico, essa PANC é ideal para os vegetarianos e veganos, e ajuda a manter a saúde muscular. A ora-pro-nóbis também é rica em fibras e minerais como o cálcio e ferro, que são fundamentais para os cuidados com os ossos e no combate à anemia. Além disso, a planta é fonte de antioxidantes como betacaroteno e vitamina C, auxiliando na prevenção de diversas doenças, como câncer, infarto, obesidade e gripe.


Foto: Daniel Dan/Pexels


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