A obesidade e o sobrepeso estão associados ao aumento do risco de muitas condições de saúde, como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. No entanto, um novo estudo publicado na revista científica JAMA demonstrou que o excesso de peso corporal também pode afetar a função cognitiva.
Os pesquisadores canadenses mediram a gordura corporal total e do tecido adiposo visceral (VAT) – a gordura que fica predominantemente ao redor dos órgãos na cavidade abdominal – de aproximadamente 9 mil participantes.
Todos os participantes foram submetidos à realização de dois testes cognitivos: o Teste de Substituição de Símbolos Digitais (DSST, na sigla em inglês) e o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) – para avaliar uma série de funções cognitivas.
Os pesquisadores ajustaram as pontuações para fatores de risco cardiovascular, nível educacional e lesão cerebral vascular detectada por ressonância magnética, que é conhecido por estar associado ao comprometimento cognitivo.
A pesquisa indicou que a gordura corporal total mais alta e o VAT mais alto estavam significativamente associados a pontuações mais baixas de DSST e MoCA. A associação foi maior no DSST, que avalia a velocidade de processamento, do que no MoCA, que é um teste cognitivo multidimensional.
Comparado com aqueles no quartil mais baixo (25%) de adiposidade, o desempenho daqueles no quartil mais alto foi equivalente a mais 3 anos de envelhecimento cognitivo.
Apesar dos achados, os pesquisadores apontam que o estudo não pode provar uma ligação causal entre a adiposidade e o comprometimento cognitivo, mas a associação da obesidade e o declínio cognitivo é clara. No entanto, eles sugerem que a inflamação pode desempenhar um papel no comprometimento cognitivo em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Além disso, a obesidade pode estar associada à redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode aumentar o risco de danos microcelulares vasculares, o que pode levar a uma redução na pontuação do teste cognitivo.
Foto: Freepik
LEIA MAIS
Confira hábitos diários para prevenir a obesidade
Alimentos in natura: a base para uma alimentação saudável